Livre | Pessoa Bonita / Blog
  • Capitão na Vida ou na Seleção Brasileira?

    Data: 12/06/2010 | Categoria: Livre | Comentários: 4

    Em tempo de copa do mundo me chamou à atenção a matéria recente do Jornal Nacional (rede Globo-dia 08), intitulada “liderança também se faz com generosidadeâ€. Falava de um gesto do jogador Gilberto Silva. Por um tempo ele ocupou o lugar do Lúcio, até então capitão da seleção brasileira, que precisou se ausentar temporariamente. Tudo indicava que Gilberto Silva continuaria com a braçadeira de capitão, mas ele a devolveu ao técnico Dunga para que fosse novamente entregue ao Lúcio, quando retornasse. Seu gesto gerou um espanto:

    - Como desperdiçar a oportunidade de ser capitão da seleção brasileira?

    Ele respondeu com um argumento ainda mais espantoso:

    - A atitude de ser leal com um companheiro tem muito mais importância que um desejo pessoal.

    Para ele, me parece, a verdadeira braçadeira de capitão não seria aquela que o destacaria nos campos de futebol, sendo observada por multidões em todas as partes do mundo; mas uma invisível, que ele assume no cotidiano, dentro do reservado campo ético da sua consciência. Faz-se natural o espanto, afinal, convenhamos,  numa época em que tanto se reverencia o status, o poder e o glamour, é muito mais difícil manter-se capitão na vida do que na seleção brasileira.

    O que você acha?

    Muita alegria e uma entusiasmada torcida pra você.

        Abraços,

     

         * www.pessoabonita.com.br

    OBS: para ler e postar comentários clique no título

  • APRESENTANDO DEUS

    Data: 04/06/2010 | Categoria: Livre | Comentários: 0

    Por *Denizi de Paula Oliveira

    Certa vez um amigo me contou a história de como foi apresentado a Deus, lá pelos sete anos de idade. Até então, segundo ele, convivia num ambiente tido como religioso; mas por mais que fosse à missa não conseguia enxergar ali a presença divina, o que o deixava aflito.

    Sem saber desta aflição, certo dia sua avó paterna, uma matriarca alemã, fazendeira, o chamou a um canto da cozinha dizendo-lhe solenemente:

    - Venha cá, menino, que vou lhe apresentar Deus! Senta aqui!

    E aí ele se sentou frente à mesa de madeira sobre a qual havia uma laranja.

    Enquanto ela ordenava, ele obedecia. Descasque a laranja! Ele descascou. Desfaça os gomos! Ele desfez. Tire a pelinha do gomo! Ele tirou. Pegue agora uma bolinha desse gomo e esprema! Espremeu. Ela então lhe perguntou o que tinha na bolinha. Ãgua, respondeu ele, com segurança. Pegue isso tudo e tente juntar de novo! Ele, meio desengonçado, tentou cumprir sua ordem.

    Foi aí que ela finalizou: Quem fez a embalagem dessa água foi Deus.

    Aliviado, daí em diante ele teve a real percepção da religiosidade, já que tudo à sua volta revelava, generosa e simplesmente – sem intermediários, sem rituais, sem hora e limite de tempo, a flagrante presença divina.

    * Denizi de Paula Oliveira é médica, anfitriã e mentora do programa Belas Conversas no Espaço Pessoa Bonita

  • DE CACO A MOSAICO

    Data: 26/05/2010 | Categoria: Livre | Comentários: 14

    “Mil seres me povoam, quando penso que sou um, outro me ocupa, e quando reajo me espantam.

    Vivo catando cacos. Na luta constante me vejo esparsa, por que tudo o que faço é mosaico.

    E vem então a vontade de tudo me desfazer, mas não desfaço,

    Já que um certo, dentre os mil que me povoam, me diz para nada fazer.

    Imobilizo, paraliso, volatizo e me refaço. ”

    Primeiro dia no ar e confesso a vocês que tal qual o texto estou em cacos, de tanta novidade, tanta expectativa e tanta ousadia. Como a fila anda não dá pra ficar assim por muito tempo… Estatelada. E nem seria razoável… É só um desabafo. Depois da meia noite (tenho confiança nessa hora) será outro dia. Outra nuance atrairá novos seres (daqueles que me povoam) e aí novas formas serão erguidas. Um baita desafio! Apenas suportável por contínuo, e encantador… Bem assim como se faz a vida.

    É nesse contexto, com o coração aberto e cheio de possibilidades, que lhe ofereço as BOAS-VINDAS. Faça-se aqui presente! Interfira! Opine! Participe! É o que desejo.

        Amorosamente, humanamente,

     

         * www.pessoabonita.com.br

    OBS: para ler e postar comentários clique no título

Busca

Categorias

Estetica Mente

Ponto a Ponto

Postagens

Home Apresentação Atividades Co-living Blog Galeria de Arte Fale Conosco