• TÂNIA CORSINI – Artista Plástica

    Data: 18/06/2013 | Categoria: História de Sucesso | Tags:

    Alguns artistas apresentam em seus trabalhos uma bem sucedida sintonia com a beleza. Encantam muito e vendem na mesma medida. Assim é com Tânia Corsini, artista plástica da nossa região estreando hoje, às 20h, uma exposição individual na GALERIA DE ARTE ANDRÉ, em São Paulo, uma das maiores e mais bem conceituadas da América Latina (http://www.galeriandre.com.br/).

    Ela nasceu em Pinheiral, Estado do Rio de Janeiro, e muito cedo se mudou para Volta Redonda, no mesmo Estado, onde ainda reside e trabalha. Aos 14 anos, percebendo seu interesse pelas artes, sua mãe a matriculou em um curso de pintura com a professora Yole. Seis meses depois passou a estudar na cidade vizinha, Barra Mansa, com o artista húngaro Edmond Pastor. Com ele permaneceu durante quatro anos, aprendendo muito sobre pintura acadêmica.

    Empreendedora, aos 17 anos montou na garagem dos pais um atelier e começou a ministrar seus cursos de pintura. Desde então mais de quinhentos alunos passaram por ela.

    Após a morte de Edmond Pastor, passou a acompanhar o artista plástico Nelson Cople, do Parque Laje, Rio de Janeiro, com quem muito aprendeu durante onze anos, desenvolvendo várias técnicas de pintura, incluindo a TRÍADE, que ainda hoje faz parte de suas obras.

    Em 1999, convidada pelo artista plástico Antonio Carlos Miranda, conheceu a GALERIA DE ARTE ANDRÉ, em São Paulo, levando alguns trabalhos, hiperrealistas, para serem submetidos à avaliação do então diretor de artes, Sr Hélio Neves. Foi aprovada pela qualidade técnica, mas orientada por ele a mudar seu estilo, adotando o surrealismo, comercialmente com mais chance de sucesso. Acatou a sugestão e iniciou sua busca.

    Vendo os trabalhos de Antonio Carlos Miranda, Vitor Campanella, Sonia Menna Barreto, Helena Nikitina, Otávio Araújo, dentre outros que lhe foram apresentados, concluiu que precisava desenvolver algo diferente. Pesquisou durante seis meses para criar uma nova proposta, resultando em quatro trabalhos que foram submetidos à nova avaliação pelo mesmo diretor e seus marchands. Todos foram aprovados e facilmente vendidos. A linha escolhida, com pranchas voando, perspectivas profundas e madeiras saindo das telas apontava um caminho para o sucesso de crítica, público e vendas. Era o que queria.

    Em janeiro de 2001 foi convidada por Francisco Pilon, diretor da revista Classe da TAM, para expor seus trabalhos em uma revista de bordo com tiragem de 250.000 exemplares. Uma grande oportunidade. Entrevistada pela jornalista Eliane Contreras que elaborou uma bela matéria, foi levada a várias partes do mundo, permitindo-lhe o acesso a galerias comerciais em diferentes estados do Brasil.

    Pela alta circulação da revista foi convidada a expor no MUSEU DE ARTES DE MIAMI, onde recebeu várias premiações em exposições coletivas. Convidada a montar um stand conquistou o maior prêmio do salão, THE BEST IN SHOW, entrando em um catálogo de artes que seria produzido na Holanda e distribuído na Europa.

    Vendo o catálogo, um galerista parisiense a introduziu em sua galeria, na PLACE DES VOSGES (http://www.conexaoparis.com.br/2007/12/03/a-place-des-vosges-em-paris-1/). As vendas foram um sucesso, levando-o a editar um belíssimo e exclusivo catálogo com suas obras.

    Com trabalhos em diversas galerias brasileiras, recentemente a de Marcelo Neves a levou ao CARROUSEL DO LOUVRE, Paris, em um Stand do Brasil que reunia vários artistas brasileiros.

    Há seis anos o Sr André Blau, proprietário da conceituada GALERIA DE ARTE ANDRÉ em São Paulo, citada inicialmente, a convidou para uma exposição individual.

    Esse dia chegou: hoje, 18 de junho de 2013, às 20h. Se não estiver lá pessoalmente, vá ao http://www.facebook.com/PessoaBonitaCamaeCafe e percorra o álbum com 30 telas. Observe a riqueza das imagens. Atente para cada detalhe presente em todas elas. Garantimos que vale a pena!

    Boa visita!

    Abraços,