• Espelho, espelho meu…

    Data: 30/09/2013 | Categoria: Livre | Tags:

    Por *Denizi de Paula Oliveira

    Espelho, espelho meu… Existe no mundo alguém mais bela do que eu?

    A pergunta famosa de um conhecido conto de fadas ultrapassa os limites da história. É que fora da ficção também não somos poupadas/os. O espelho insiste em responder que sim, apontando-nos como padrão de beleza nada mais nada menos que alguém assim como a Giselle Bundchent, seleta descendente da Branca de Neve, a mais linda do reino da fábula.

    Como contestar esse espelho? Talvez lembrando que no topo do nosso corpo existe um cérebro que nos permite uma compreensão realista, refinada, muito mais ampla e flexível da estética humana.

    Então se você é daquelas pessoas que se submetem incondicionalmente aos apelos desenfreados das múltiplas ofertas em padrões e tratamentos estéticos; daquelas que se curvam e se deprimem diante do sim implacável do espelho, talvez esteja na hora de colocar esse órgão nobre para funcionar, dimensionando através dele o seu conjunto de valores e percebendo que é possível não se tornar refém da tirania de um sistema tão perverso.

    Qualquer pessoa ou situação só tem sobre nós o poder que lhe concedemos, portanto, ao buscar um tratamento estético, leve junto sua inteligência. Modere suas escolhas, pondere!

    Os espelhos estão aí por toda parte, mas o olhar lhe pertence. Ao mirar-se diante deles, lembre-se de que da sua capacidade de avaliação depende sua autoestima.

    Será sempre sua a palavra final. Relativize, você merece!

    * Denizi de Paula Oliveira é médica, anfitriã e mentora do programa Belas Conversas no Espaço Pessoa Bonita.

    Desenho: Internet