• O que morreu no Chiclete com Banana?

    Data: 23/09/2013 | Categoria: Livre | Tags:

    Por *Denizi de Paula Oliveira

    CHICLETE COM BANANA é sinônimo de prosperidade e sucesso. Então o que fez Bell Marques, 61 anos, vocalista e figura central da banda, anunciar agora o seu desligamento? Disse que não estava se sentindo feliz, pois, percebia a desmotivação e a falta de entusiasmo do grupo, o que já vinha ocorrendo há anos. Não encontrava mais o terreno fértil que lhe permitia inovar. Para compensar a frustração transferiu o foco para a Oito7Nove4, banda dos filhos Rafael, 26 anos, e Filipe, 19, lançada em janeiro de 2011. De tudo o que disse, em diferentes depoimentos, uma frase chama a atenção: “Ainda não sei explicar o que é que estou sentindo agora… UMA SENSAÇÃO DE MORTE SEM NINGUÉM TER MORRIDO.

    A banda formada por ele, o irmão Wadinho Marques, e outros componentes, originou-se em 1979, de um grupo chamado Scorpius. Em 1980 passaram a tocar em um trio elétrico. No ano seguinte seu outro irmão, Wilson Silva, engenheiro de som, sugeriu mudanças na estrutura física do trio, pondo em prática uma ideia que os diferenciou dos demais. Com todo esse gás, de lá para cá, em mais de trinta anos, construíram uma carreira sólida. Eis aí o perigo!

    Sendo verdadeiro o que Bell Marques diz sobre a atual desmotivação e falta de entusiasmo do grupo, justifica-se sua sensação de morte. Não raro é o que também experimentamos, no decurso das nossas vidas.  No descuido, o passar dos anos decepa nossos horizontes, trazendo a morte dos sonhos, da esperança, da criatividade, da ousadia. Morremos sem nenhuma necessidade, mais vezes do que precisaríamos. Morremos quando nos acomodamos.

    Talvez a simples presença de Rafael e Filipe, envoltos na chama da juventude, tenha atiçado a inquietude do pai, Bell Marques.

    … E falando em inquietude, a propósito, como anda a sua?

    *Denizi de Paula Oliveira é médica, anfitriã e mentora do programa Belas Conversas no Espaço Pessoa Bonita