• Se podemos simplificar, para que complicar?

    Data: 17/02/2012 | Categoria: Elogios | Tags:

    Tem dia que a gente acorda meio agoniada; um monte de coisinha pegando e aquela sensação de que o lema do mundo é: “Se podemos complicar, para que simplificar?”. Aí aparecem algumas pessoas inteligentes, cheias de boa vontade, mostrando que há luz no final do túnel.

    Por conta disso são justos alguns elogios.

    Começando pela Sônia, minha “Personal Help”.

    Estranhou o termo? Se não existe acabo de inventar… É aquela pessoa (também conhecida como doméstica ou diarista), que você contrata para arrumar sua casa. Os anos vão passando, os vínculos vão se estreitando, ela lhe dá uma mãozinha daqui, outra dali, lhe ouve quando você está à beira de jogar a toalha, ri quando do riso é tudo o que você precisa… E quando a sensação de que o universo resolveu conspirar para dificultar sua vida, ela aparece com um prato, na “minha” frente, cheio de melancia. Que adoro! É esse que você vê na foto. Não há desânimo que resista a esse tipo de gesto. É bem o estilo dela.

    Depois à Michele Vieira, da Secretaria da Fazenda de Volta Redonda. Um monte de burocracia para enfrentar e ela, na mais absoluta boa vontade, e paciência, administrando com serenidade o sufoco próprio desse tipo de atendimento; consegue transformar uma experiência chata numa experiência prazerosa, pois até os transtornos de uma potencial burocracia se dissolvem com a qualidade do atendimento e uma evidente eficácia.

    E tem a Gilciane Magalhães, do cartório do primeiro ofício, também de Volta Redonda, com as mesmas características da Michele. Lavrar uma escritura, que alguns nos fazem crer ser um bicho de sete cabeças, pelo tanto de documentação, certidões e taxas, vira coisa fácil. Pela sua objetividade, pelo tom de voz, pelo profissionalismo. Se precisar dar conta dessa tarefa, é simples. Basta seguir o seu passo a passo.

    Para completar me liga o Wanderlei Rocha, supervisor do SAC da Lorenzetti, me apresentando a solução para um caso que eu já considerava perdido. Comprei errado em dezembro 02 refis de filtros. Descoberto o erro, a loja, virtual, enfatizou que havia passado o prazo de troca e que eu deveria resolver o problema diretamente com a Lorenzetti; depois de vários argumentos e recusas, sempre com a sensação de que estava interagindo com robôs e não com pessoas, ele me liga para dizer que compreendeu meus argumentos, considerou que eram justos, colaboravam com a empresa, agradeceu, pediu desculpas e liberou a troca.

    Conclusão: Se podemos simplificar para que complicar?… Foi o que inspirou cada elogio.

        Um ótimo feriadão para você!

        Grande abraço,