• Mendes – RJ

    Data: 15/11/2011 | Categoria: Livre | Tags:

    Mendes é uma cidadezinha do interior do Estado do Rio de Janeiro. Ocupando uma área de 77.288 m2, abriga, de acordo com o censo de 2010, 17.935 habitantes. Cercada pela exuberância da Mata Atlântica, possui um clima tido como o 4º melhor do mundo. Apesar dessa qualidade, ainda não explora o turismo tanto quanto deveria e merece.

    De um longo período de prosperidade, alavancada por um frigorífico e uma fábrica de papel, empresas hoje desativadas, sobrevive de pequenas arrecadações, resultando em investimentos precários, o que interfere na qualidade de serviços básicos, como educação, saúde e saneamento.

    Digo-lhe que foi justamente nessa terra, que enterraram meu umbigo; destino usual para quem nascia através das ágeis mãos das parteiras. No meu caso, e para sorte minha, era ofício voluntário da minha avó materna, que ainda somava ao dom, o de contadora de histórias, além de eficaz benzedeira. efghij Entre ramos de arruda, magia de contos e muita reza, moldei meus primeiros anos de vida.

    Excluindo o mercado imobiliário, estranhamente tudo aqui é mais barato, e sempre tenho a sensação de que o comércio, que se percorre em poucos passos, numa modéstia aparente, é capaz de suprir tudo, pois tudo o que aqui procuro, acredite… Acho.

    Todo domingo, pela manhã, a pracinha do centro fica mais rica e alegre, com a apresentação de músicas da mais alta qualidade, exibidas por exímios artistas de perto. Entre uma e outra, às vezes também se recita versos.

    Isabelle, de 14 anos, é a minha mais nova amiga. Foi ela que escreveu sobre as aulas de filosofia, lá no www.pessoabonita.com.br/kids . É filha do Edinho, taxista local que muito bem nos atende, e que, por se tornar amigo, acabou nos trazendo ela, que de tão inteligente e sensível, acolhi como um presente.

    Mas, o que mais me encanta em Mendes é o jeito espontâneo e confiante das pessoas. Aqui, ainda se compra para pagar depois, anotando em cadernetas. Os cumprimentos são amistosos, e você conversa com alguém que parece parte da sua vida, embora sequer uma vez tenha visto.

    Pois, essa é a minha origem… Quando meu coração me avisa, pelo ritmo das batidas, que precisa de leveza, confiança e simplicidade, essa é uma das fontes na qual me abasteço, e de onde retorno, agradecida.

    Desta vez descobri um Hospital de Brinquedos, conduzido por pessoas cheias de paixão e boa vontade. Existe há 06 anos. Ainda nesta semana lhe contarei sobre ele. Agora lhe escrevo de dentro do carro, e já estou de partida. Apenas queria lhe apresentar a cidade e, através do gesto, reacender valores que às vezes tomamos como que extintos. Desculpe-me! Com isso, é possível que já tenha ocupado demais o seu tempo.

        Tenha uma ótima semana!

        Grande abraço,

        Fontes:

        http://www.mendes.rj.gov.br/turismo.html  / http://pt.wikipedia.org/wiki/Mendes