• FIM DA PASSIVIDADE.. QUE VENHA!

    Data: 20/06/2013 | Categoria: Livre | Tags:

    Por Denizi de Paula Oliveira.

    Havia um programa de TV com uma apresentadora, já falecida, chamada Edna Savaget; em um dos quadros um médico psiquiatra falava sobre temas diversos, às vezes valendo-se de parábolas. Numa o tema central era PASSIVIDADE e A MORAL DA HISTÓRIA: quem se omite diante de uma injustiça é tão responsável pelas consequências quanto quem cometeu o ato.

    Eu era criança e a moral da história influenciou meu comportamento; no exercício do não me omitir em muitos momentos errei na dose, mas mantive o acerto com minha consciência. Afinal, sempre me incomodou muito mais a passividade que os destemperos.

    Então é com entusiasmo que vejo os protestos recentes nas ruas, tendo nos vinte centavos um valor simbólico para algo que não tem preço.

    Contrapondo-se à inércia, à paralisia na zona de conforto, vem a percepção dos fatos, o exercício da inteligência na articulação dos dados e, por último, a coragem para mudar aquilo que pode e precisa ser mudado. O raciocínio é simples e o senso de responsabilidade pessoal, necessário.

    Através do voto contratamos pessoas que nos representam e precisamos fiscalizar seus atos. Pagamos caro para termos serviços essenciais de qualidade e temos o direito de contar com eles. Se isso não ocorre é porque falhamos na contratação e/ou no nosso dever de fiscalizar, colocar limites e intervir devidamente.

    Na maior arquibancada do Brasil os protestos, acionados pelos vinte centavos de aumento, declaram essa intervenção. FIM DA PASSIVIDADE; se é hora de mudar… QUE VENHA!