• APRENDENDO COM O JOSÉ…

    Data: 04/04/2019 | Categoria: Elogios | Tags:

    * Por Denizi de Paula Oliveira.

    Houve época em que era frequente a perda de grãos estocados em silos, no Brasil.

    A cada alerta me vinha uma sensação ruim, pois eu fazia uma analogia entre o desperdício desses grãos, e o que era feito com os cérebros, no nosso país.

    Considero o José, há anos porteiro no nosso prédio, um dos inúmeros exemplos desse desperdício.

    Discreto e solidário, ele teve papel importante no meu longo e debilitante período de Mielite Transversa. Sempre solícito, a cada avanço nos limites dos meus movimentos, enxergava compaixão em seus olhos. Comovido, foi o primeiro a correr para dar-me um abraço, quando me viu, por meio das câmeras, caminhar firme e confiante até o carro, tal qual uma criança feliz ao exibir seus primeiros passos.

    Tudo pareceria ajustado à sua função, não fosse ele dono de uma pró-atividade e habilidade invejável.

    Incomodado com a altura da cadeira da guarita, fez outra com sobras de madeiras de rodapé, jogadas fora por uma vizinha.

    Sem nenhuma ferramenta e lugar adequados, criou uma peça ergonômica (ajustada à sua altura), desmontável, e com muito bom acabamento.

    Disse que tinha feito outras peças, com as sobras das obras de outro vizinho… Curiosa, pedi que enviasse fotos. Veja algumas!

    Conclusão:

    Os silos estocam os grãos.

    O mundo estoca cérebros.

    Os silos desperdiçavam os grãos.

    O nosso país continua a desperdiçar cérebros.

    Não tem como não me sentir incomodada com essa constatação, e não me empenhar para, de alguma forma, contribuir para que esse frustrante e injusto processo se reverta.