• Frida Kahlo

    Data: 03/04/2014 | Categoria: Destaque | Tags:

    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    FRIDA KAHLO, pintora mexicana, nasceu em 1907 e morreu em 1954, aos 47 anos. Sua obra, predominantemente autorretratos, reflete a sua vida, marcada por momentos trágicos.

    Aos 06 anos adquiriu poliomielite, o que a deixou com um dos pés e uma das pernas atrofiados e o apelido de Frida pata de palo (Frida perna de pau), o que possivelmente justificou sua forma de se vestir, inicialmente com calças compridas e posteriormente com saias longas e exóticas, que a caracterizaram.

    Aos 18 anos sofreu um acidente por uma colisão entre o bonde no qual viajava e um trem. Permaneceu hospitalizada em estado grave por vários meses, submetendo-se a diversas cirurgias reconstrutoras e usando diferentes tipos de coletes. Começou a pintar no longo período de convalescença. O acidente lhe deixou sequelas, dentre elas alguns abortos pela impossibilidade de levar uma gestação ao final. Esta seria sua maior dor.

    Aos 22 anos casou-se com o famoso pintor muralista Diego Rivera; ambos tinham temperamentos fortes e mantinham relacionamentos extraconjugais. Destes, um antigo envolvimento dele com sua irmã mais nova a afetou profundamente , culminando com a separação. Diego teve filhos com essa irmã. Eles voltaram a se relacionar anos depois, mas morando em casas separadas, iguais, próximas e ligadas por uma ponte.

    Ela foi submetida a algumas amputações e tentou suicídio diversas vezes; morreu em 1954, após uma forte pneumonia, constando embolia pulmonar no atestado de óbito, cheio de controvérsias. Em seu diário, sua última anotação dizia: “Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar.”

    O encanto da sua obra está na coragem de pintar sua própria realidade. Suas angustias, suas vivências, seus medos e seu amor pelo marido Diego Rivera.

    Fontes: http://www.infoescola.com/biografias/frida-kahlo/; http://uminha.tripod.com/frida.html; http://www.pinturasdoauwe.com.br/2013/02/obras-de-frida-kahlo.html