• Ação Brasil Carinhoso

    Data: 15/05/2012 | Categoria: Livre | Tags:

    “Bolsa-Família”, “Fome Zero”, “Brasil Para Todos”, “ProUni”, “Minha Casa Minha Vida”, “ProJovem”… A lista do governo é extensa, pois são programas assistencialistas com rápida e difusa repercussão, gerando votos certeiros.

    Anteontem, em rede nacional, a presidenta Dilma Housseff lançou mais um: “Ação Brasil Carinhoso”, que, segundo ela, tem como objetivo tirar da miséria absoluta todas as famílias brasileiras que tenham, nessa condição, crianças com até 06 anos de idade. http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2012-05-13/dilma-fala-em-rede-nacional-e-lanca-acao-brasil-carinhoso.html

    O horário era nobre e o dia das mães. Não por acaso, o discurso ensaiado, por vício da má política, repleto de palavras chaves - sentimentalistas - a começar pelo título.

    Coincidência ou não, minutos após seu pronunciamento o Fantástico, da Rede Globo, exibiu mais uma matéria tratando da corrupção; dessa vez envolvendo os milionários desvios de verba no escândalo dos precatórios. http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1680298-15605,00-CASAL+ACUSA+DESEMBARGADORES+DE+ENVOLVIMENTO+EM+DESVIO+DE+R+MILHOES.html

    Associei uma coisa à outra e me deparei com uma lacuna: “Corrupção Zero”. Programa já sugerido pelo senador Cristovam Buarque, em 2008. Não sendo assistencialista… Parece-me não ter sido levado a sério.

    Se lançado, enxugaria a extensão da lista, pois, sem o escandaloso índice de corrupção teríamos verba para um plano de organização social decente. É possível.

    Bolsas? Só as ecologicamente corretas, para ir ao supermercado e comprar, com o próprio dinheiro, fruto do próprio trabalho, uma bem ajustada cesta… Que nem precisaria ser básica… Quem duvida?

    Tenho fé que um dia assim seja!

        Abraço,