• Reaprender é possível… E preciso.

    Data: 09/02/2012 | Categoria: Livre | Tags:

     

    Padre Fábio de Melo é uma pessoa que tem o dom da oratória. Além disso, demonstra uma vasta cultura e, apesar de relativamente jovem, acumula sabedoria.

    Trata-se de alguém a quem vale a pena ouvir o que tem a dizer, não importa qual seja a nossa religião ou, até mesmo, nenhuma. O que comunica transpõe os discursos religiosos; é predominantemente imparcial, sensível e inteligente. 

    Outro dia, falou que somos um terreno sagrado, portanto deveríamos estar muito atentos sobre quem deixamos acampar dentro dele. 

    Tenho estado a pensar sobre isso; talvez por me chamar a atenção a forma apressada, imediatista e descuidada, com que hoje nos relacionamos. 

    Num exercício de superficialidade e descarte constante, a arte de representar se tornou tão refinada que quem finge, o faz como verdadeiro. O que é falso tornou-se autêntico… Pervertemos. 

    É possível considerar tal modelo como viável e normal, pois, assim como nos adaptamos às novas tecnologias, não há por que não nos adaptarmos a novos comportamentos. 

    Mas, será cabível aceitar como humanamente saudável calejar tanto a alma a ponto de perdermos o acesso a valores como confiança, reconhecimento e respeito? 

    Se não, então qual a saída? Venho me perguntando. Porque há. Apenas já não funcionam as fórmulas antigas… O olho no olho não faz sentido para quem desaprendeu a enxergar; a palavra já não faz sentido quando sua função tornou-se inconsequente, obsoleta. 

    Nossa geração, desafiada por múltiplas mudanças, tem que encarar mais essa… Na cancela do acampamento há que se reconsiderar os códigos de entrada… E de saída. 

    Enquanto isso concedo livre acesso à Júlia, Sara, Isabelle, Ana Luiza, Duda, Maria Paula, ao Guilherme… Crianças e adolescentes que me apontam para seres humanos viáveis. 

    Por elas, reaprender é possível… E preciso.

        Uma ótima tarde para você!

        Abraços,