• SOBRE O DIREITO E O DEVER DE PENSAR

    Data: 21/08/2013 | Categoria: Livre | Tags:

    Por *Denizi de Paula Oliveira

    ccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccc

    Em um artigo publicado no jornal O Dia, Frei Beto aborda o tema “Abdicar de Pensar” inspirando-se no filme “Hannah Arent”, história de uma filósofa e judia alemã, nascida em 1906, que se refugiou do nazismo nos Estados Unidos e causou polêmica em 1961, ao definir Adolf Eichmann, homem que embarcou milhares de vítimas do nazismo em trens rumo à morte nos campos de concentração, não como um ser monstruoso, mas sim medíocre, pois cometeu tal atrocidade simplesmente por demitir-se do direito de pensar.

    Ao abrir mão desse direito, tornou-se incapaz de avaliar criticamente as ordens dos seus superiores; cumprindo-as sem questionar quais seriam as razões e trágicas consequências.

    O artigo incentiva reflexões e a ampliação do foco, a começar pela percepção de que mais do que um direito, pensar é um dever, por tratar-se do instrumento básico que nos caracteriza como humanos.

    Não pensar é um contrassenso, e não imprimir qualidade a esse pensar é, no mínimo, um desperdício.

    Abdicar dessa condição, talvez seja uma das principais ameaças do mundo contemporâneo, pois tira-nos do comando de nós mesmo, tornando-nos reféns das visões e das decisões alheias.

    Isso parece não ser algo distante de nós, como na história do filme, mas uma ameaça próxima que nos ronda e nos permeia, ininterruptamente. Que pode surgir de uma escolha, mas também de um descuido, e que transparece toda vez em que somos induzidos a agir e reagir mecanicamente, compulsivamente, impulsivamente… Ou não seria essa a condição que nos leva a  tão arriscados deslizes, como a alienação, por exemplo?

    cccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccc

    * Denizi de Paula Oliveira é médica, especialista em Cirurgia Plástica, pós-graduada em Psicologia Médica com aperfeiçoamento em Psicossomática, e em Filosofia. Mais de duas décadas de atuação em estética, resultaram na ampliação conceito: Pessoa Bonita – Estética do Ser, e em uma estratégia médico pedagógica para o desenvolvimento de pessoas e alcance de metas: Belas Conversas.