• Cada um de nós é que sabe onde seus calos apertam.

    Data: 27/12/2013 | Categoria: Livre | Tags:

    Por *Denizi de Paula Oliveira

    Tenho um amigo extremamente engraçado que é médico e não por acaso se especializou em Dermatologia. Certa vez contou, rindo muito de si mesmo, que quando adolescente tinha o rosto coberto de espinhas (acnes); eram tantas que nas tardes de domingo se arrumava todinho, para ir a uma tradicional matinê dançante, e quando se mirava no espelho, desistia. Os pais investiam em todos os tratamentos possíveis, sem nenhum sucesso.

    Segundo ele, a parte mais desconcertante da fase, e isso ele imitava comicamente, era quando encontrava com alguma pessoa conhecida que, com cara de espanto, iniciava o bombardeio: Nossa! O que houve com a sua pele? Você já tentou o tratamento tal? Já procurou o profissional fulano de tal? Já usou a pomada… ?

    Diz ele que além de constrangedora, a situação despertava muita raiva, primeiro por rejeitarem sua aparência, e segundo por não considerarem a hipótese do esforço que fazia para resolver o que, naquela ocasião, representava o maior de todos os seus problemas: justamente a sua aparência.

    Sua raiva resultava de um modelo de atitude em que somos mestres. A de criticar sem sensibilidade, com pouco ou nenhum fundamento, sempre achando que temos a fórmula mágica para a análise e a solução de qualquer problema (dos outros, é claro).

    Por isso, estrategicamente, o valor que dou às opiniões alheias depende daquele que atribuo à pessoa que as emite, do quanto ela tem de embasamento naquilo que diz e o quanto tem de empatia – capacidade em se colocar no lugar da outra pessoa. Opiniões levianas e maledicentes? São fáceis demais de detectar… Desconsidero.

    Há muito aprendi que a vida é preciosa e curta demais para se gastar com o que ainda não vale a pena… Ou com quem ainda não aprendeu com as penas… Tanto faz! O fato é que, no caminhar da existência, quando se trata de pressões externas, antes de detonar a própria autoestima convém relativizar, pois cada um de nós é que sabe onde seus calos apertam.

    *Denizi de Paula Oliveira é médica, anfitriã e mentora do programa Belas Conversas no Espaço Pessoa Bonita.

    FOTO do acervo de máscaras e bonecos produzidos pelo artista de Parati, cidade do RJ, Natalino de Jesus Silva – http://www.museus.gov.br/tag/paraty/