• O Medo do Apego ou A Escolha de Serelepe

    Data: 05/08/2014 | Categoria: Livre | Tags:

    Por *Denizi de Paula Oliveira

    E lá se foi “Meu Pedacinho de Chão”, novela de Benedito Ruy Barbosa exibida pela Rede Globo até o final da última semana. Histórias lembrando fábulas, cenários lúdicos, personagens encantadores e atuações impecáveis, deixarão saudades.

    Dentre as histórias, a de Serelepe, um molequinho astuto que durante toda a trama não sabíamos de onde veio, de quem era filho e muito menos para onde iria. Serelepe era a representação do desapego. Tanto que no penúltimo capítulo, após ser convidado para morar na casa da Pituca, sua melhor amiga e membro da família mais influente e rica da cidade, decidiu fugir e explicou o motivo: “Se eu ficá mais tempo vivendo aqui, doutô Ferdinando, eu vô sofrê mais.”

    Conversando com mãe Benta, Zelão diz que Serelepe foi ingrato. Ela responde que não, que ele fugiu foi de medo, isso sim. Medo de se apegar e sofrer, já que estava naquela casa apenas como convidado. Se ele continuasse lá, sem ser adotado, um dia poderia ter que sair, e aí sofreria demais. Por medo do sofrimento preferiu não se apegar, por isso optou pela fuga.

    No decorrer da vida, quantas/os de nós, pelo mesmo motivo, agem assim como o Serelepe? Foi o que perguntava a mim mesma, atenta ao recado da fábula, mesclado à magia das cenas.

    *Denizi de Paula Oliveira é médica, anfitriã e mentora do programa Belas Conversas no Espaço Pessoa Bonita.