• Vinheda Encarnada – Van Gogh

    Data: 14/09/2013 | Categoria: Sugestões | Tags:

    Óleo sobre tela, de VINCENT VAN GOGH, único quadro que o artista holandês conseguiu vender, quando vivo, por apenas 400 Marcos (181 Euros), em 1888, dois anos antes de morrer. Mede 75cm x 93cm e se encontra no Museu Pushkin de Belas Artes, em Moscou.

    Cem anos após sua morte outro quadro seu – O Jardim das Flores – foi vendido por 83,6 milhões de dólares.

    Ao contrário do esplendoroso sucesso pós morte, obtido através do reconhecimento do valor de suas obras, sua vida foi atormentada e marcada por uma sucessão de fracassos. Aos 37 anos cometeu suicídio e morreu nos braços do irmão mais novo, Theo, seu melhor amigo, de quem sempre recebeu atenção e cuidado.

    Sua triste história de vida, quando colocada ao lado de suas obras, revela o absoluto descompasso de um ser, particularmente sensível e intuitivo, com sua época.

    Quem for a Amsterdã deve colocar uma visita ao museu que leva o seu nome no topo da lista de prioridades. Programa imperdível.

    Leia mais sobre ele em sites como o http://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_van_Gogh, e sobre esta obra especificamente no http://ticml.blogspot.com.br/2008/02/vinha-vermelha-de-vicent-van-gogh_11.html.