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Lavinia Cazzani (cantora-compositora)
PB- É um prazer falar com você Lavínia, e uma honra ter acesso à riqueza dos seus trabalhos. A entrevista é uma forma de atender um pouco a nossa curiosidade e poder compreender melhor suas obras. Você vivia em um ambiente musical?
LC- Sim, vendo minhas primas tocando piano, fiquei encantada, e resolvi começar a aprender música.
PB- Houve alguém ou algum fator responsável pelo desabrochar da sua vocação?
LC- Não. Foi iniciativa pessoal.
PB- Quando teve início sua produção artística?
LC- Em 1984.
PB- Além da música, sua formação se estende para outras áreas?
LC- Sou formada em Psicologia pela Universidade Gama Filho.
PB- O que resultou do conjunto dessa formação? Em que medida a Psicologia influenciou o seu desenvolvimento musical?
LC- O estudo de Psicologia não influenciou meu desenvolvimento musical. Foram momentos estanques na minha trajetória profissional.
PB- Quais foram as pessoas que tiveram maior influência na sua formação?
LC- Flávio Paiva, professor particular de Percepção Musical e Piano; Edu Morelembaum, professor de Piano; João Carlos Assis Brasil, professor de Composição.
PB- João Carlos Assis Brasil a define como uma compositora de forte personalidade e originalidade; dizendo que seu estilo vai do jazzístico à vanguarda. O que motiva suas criações e o que determina sua tendência musical?
LC- Minha força criadora advém, fundamentalmente, da Música Impressionista de Debussy.
PB- Mãe do Redentor, de extrema delicadeza, é sua última produção fonográfica, revelando inspiração religiosa sobre canções sacras de sua autoria. De que forma a religiosidade vem influenciando suas produções?
LC- De 2006 até hoje, como um chamado de inspiração religiosa, criei dezenove composições sacras para Maria Santíssima, motivadas pela minha pessoal devoção mariana.
PB- Duas de suas músicas foram incluídas na novela “O Cravo e a Rosa”, na Rede Globo. Quais foram essas músicas e em que medida essa exposição influenciou na divulgação do seu trabalho?
LC- As canções foram “Heidelber” e “Faisão”, todavia não houve desdobramentos dessa exposição.
PB- E como é aparecer como verbete no dicionário de Ricardo Cravo Alvim (página 228)?
LC- É para mim motivo de grande orgulho.
PB- Para a exposição que brevemente exibiremos em nosso site www.pessoabonita.com.br , escolhemos o CD Brasilianas. Conte-nos um pouco sobre a história dessa produção.
LC- Brasilianas representa uma coletânea de composições instrumentais produzidas anteriormente, selecionadas de acordo com critérios de influências composicionais, a exemplo de Budapest, Exercício Modal, Nicodemus e Heidelberg como representações impressionistas.
PB- Obrigada por nos conceder essa entrevista Lavínia. Certamente essa preliminar nos deixará mais próximos de “Brasilianas”.
Até breve então, e um grande abraço.
Conheça um pouco mais sobre a cantora e compositora Lavinia Cazzani no site http://www.dicionariompb.com.br/lavinia-cazzani