• Lavinia Cazzani (cantora-compositora)

    Data: 02/07/2010 | Categoria: Entrevistas | Tags:

     

    PBÉ um prazer falar com você Lavínia, e uma honra ter acesso à riqueza dos seus trabalhos. A entrevista é uma forma de atender um pouco a nossa curiosidade e poder compreender melhor suas obras. Você vivia em um ambiente musical?

    LC- Sim, vendo minhas primas tocando piano, fiquei encantada, e resolvi começar a aprender música.

    PB- Houve alguém ou algum fator responsável pelo desabrochar da sua vocação?

    LC- Não. Foi iniciativa pessoal.

    PB- Quando teve início sua produção artística?

    LC- Em 1984.

    PB- Além da música, sua formação se estende para outras áreas?

    LC- Sou formada em Psicologia pela Universidade Gama Filho.

    PB- O que resultou do conjunto dessa formação? Em que medida a Psicologia influenciou o seu desenvolvimento musical?

    LC- O estudo de Psicologia não influenciou meu desenvolvimento musical. Foram momentos estanques na minha trajetória profissional.

    PB- Quais foram as pessoas que tiveram maior influência na sua formação?

    LC- Flávio Paiva, professor particular de Percepção Musical e Piano; Edu Morelembaum, professor de Piano; João Carlos Assis Brasil, professor de Composição.

    PB- João Carlos Assis Brasil a define como uma compositora de forte personalidade e originalidade; dizendo que seu estilo vai do jazzístico à vanguarda. O que motiva suas criações e o que determina sua tendência musical?

    LC- Minha força criadora advém, fundamentalmente, da Música Impressionista de Debussy.

    PB- Mãe do Redentor, de extrema delicadeza, é sua última produção fonográfica, revelando inspiração religiosa sobre canções sacras de sua autoria. De que forma a religiosidade vem influenciando suas produções?

    LC- De 2006 até hoje, como um chamado de inspiração religiosa, criei dezenove composições sacras para Maria Santíssima, motivadas pela minha pessoal devoção mariana.

    PB- Duas de suas músicas foram incluídas na novela “O Cravo e a Rosa”, na Rede Globo. Quais foram essas músicas e em que medida essa exposição influenciou na divulgação do seu trabalho?

    LC- As canções foram “Heidelber” e “Faisão”, todavia não houve desdobramentos dessa exposição.

    PB- E como é aparecer como verbete no dicionário de Ricardo Cravo Alvim (página 228)?

    LC- É para mim motivo de grande orgulho.

    PB- Para a exposição que brevemente exibiremos em nosso site www.pessoabonita.com.br , escolhemos o CD Brasilianas. Conte-nos um pouco sobre a história dessa produção.

    LC- Brasilianas representa uma coletânea de composições instrumentais produzidas anteriormente, selecionadas de acordo com critérios de influências composicionais, a exemplo de Budapest, Exercício Modal, Nicodemus e Heidelberg como representações impressionistas.

    PB- Obrigada por nos conceder essa entrevista Lavínia. Certamente essa preliminar nos deixará mais próximos de “Brasilianas”.

    Até breve então, e um grande abraço.

    Conheça um pouco mais sobre a cantora e compositora Lavinia Cazzani no site http://www.dicionariompb.com.br/lavinia-cazzani