• Dia dos Pais

    Data: 14/08/2011 | Categoria: Livre | Tags:

    Tem muito pai bacana nesse mundo, como o meu, por exemplo. Pensando nisso, quis falar sobre esse dia.

    Li na internet (fonte – Wikipedia), que a origem é bem antiga; mais de 04 mil anos atrás, lá na antiga Babilônia, quando um jovem, chamado Elmesu, moldou em argila um cartão em que desejava sorte, saúde e longa vida ao seu pai.

    Milênios depois, já em 1909, a americana Sonora Luiza, escolheu um dia especial para homenagear os pais, motivada pelo orgulho que sentia do seu, William Jackson Smart, que, sozinho, criou ela e mais cinco irmãos, após a morte da esposa, decorrente do último parto. Como ele era um ex-militar combatente, a filha representou a homenagem através de rosas… Vermelhas, para os vivos… Brancas, para os mortos.

    Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou como data comemorativa o  terceiro domingo de junho; opção adotada por muitos outros países.

    No Brasil, começamos a festejar a partir de 1953, sempre no segundo domingo do mês de agosto. A determinação dessa data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio e, por consequencia, o faturamento do seu jornal (O Globo).

    As histórias de Elmesu e Sonora me atraem; inspirada em seus conteúdos,  elaboro a minha homenagem virtual a você.

    Observe que, quanto às rosas, ampliei a gama de cores, pois há aqueles que, como o meu irmão, se fizeram pais pelo coração, e é justamente aí que identifico o verdadeiro sentido da palavra.

    A você, ao seu pai, que o dia de hoje seja pleno de carinho e de reconhecimento! É o que desejo.

        Com um grande e forte abraço,

     

    PS: há um pai que diante da pergunta “Como está?”, sempre responde “Normal”. Não o conheço. Mas, que nessa linha da normalidade hoje se faça um desvio, trazendo mais brilho aos seus olhos… É o que também desejo.