• Antonio José Moura CALINO (fotógrafo)

    Data: 12/08/2010 | Categoria: Entrevistas | Tags:

    CALINO é o artista que agora expõe em nossa galeria de arte. Pedi que enviasse um pequeno histórico sobre sua carreira para que fizéssemos uma breve apresentação. A intenção era, posteriormente, fazer uma entrevista.  Então me enviou uma carta; simples e direta como bem sabe ser. Entrevista para que? Veja!

    Oi amiga, conforme seu pedido, vamos lá:

    CalinoIniciei na fotografia como hobby, quando adolescente e aluno do Colégio Batista, ali na Rua 24, em Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil. Sabe aquela história da criança que quer ter um brinquedo igual ao do colega? Pois é! Havia dois colegas que já fotografavam nas inúmeras excursões e atividades que o colégio realizava, e eu ficava desejoso de também “brincar” de fotografia… Eram eles Ulisses Barroso Filho (hoje médico), e o filho do reitor, Walter Mc`Neally Jr (que se tornou fotógrafo especializado em publicidade, com estúdio em Nova York). Não sei se ainda continua na ativa.

    Com a ajuda dos meus pais e avós adquiri minha primeira maquininha, e já “enturmado” com os dois colegas realizei meu sonho de criança, filiando-me posteriormente ao Clube Foto Filatélico e Numismático de V. Redonda onde além do hobby, passei a desenvolver a fotografia como meio de expressão artística. Lá fui diretor por muitos anos e acabei assumindo o papel de professor de fotografia nos cursos básicos mantidos pelo clube.

    Como a fotografia era (é) um esporte caro, eu como bancário (era minha profissão) tinha dificuldades em manter o hobby; então gradativamente comecei a comercializar pequenos serviços, como fotografar aniversários, casamentos, etc.

    Naquela época não havia escolas de fotografia e o grupo que eu frequentava era igualmente limitado nos conhecimentos técnicos; mas por correspondência tive um grande mestre, chamado Paulo Pires da Silva, de São Carlos-SP, que desde 08 de março de 1960 (sim, tenho TODAS as cartas), passou a ser meu professor através das trocas de correspondências: eu perguntava e ele respondia… rss.  Ele, que era professor na faculdade de São Carlos, certamente foi o fotógrafo amador mais premiado no Brasil em salões fotográficos nacionais e internacionais; nunca se dedicando à fotografia profissional.

    E, experimentando aqui, perguntando ali, velando filmes e queimando papéis fotográficos, deu essa figura que o resto você já sabe.

    Está bom ou quer mais?

    Calino.

    Membro do Clube Foto Filatélico Numismático de V. Redonda – CFFNVR Membro da Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema – CBFC

    Membro da Federation Internacionale de L’Art Photographique (FIAP – entidade reconhecida pela UNESCO), situada na cidade de Berna – Suíça, onde conquistou o Título Honorífico Internacional.

    Principais Participações e Premiações:

    -X Bienale FIAP em Bordeaux-France -IV Int. Foto Club Salon em Viena-Áustria

    -Medalha de ouro no V Salão FAB – Portugal

    -Prêmio de Melhor Obra Estrangeira no I Salon Sudamericano de Matanza-Argentina

    -Medalha de Bronze no 1° Salão Nacional da Soc. Brasileira de Belas Artes-Rio de Janeiro, Brasil.

    -Medalha de Ouro no 6° Salão do Museu de Arte Contemporânea em Campinas, São Paulo, Brasil.

    -Dezenas de outros prêmios, medalhas, troféus e menções honrosas em participações de Salões Fotográficos nacionais e internacionais.

    Exposições Individuais:

    -O Barroco Mineiro -Barroco Mineiro

    - Olhar e Vertigem

    -O Quebra Nozes

    -New York City – 45 imagens.

    -Fantasias

    -Viagem ao Centro da Terra

    Visite a exposição em www.pessoabonita.com.br

    OBS: para postar comentários clique sobre o título.