• Projeto: HÁ POESIA NA VIDA

    Data: 01/10/2011 | Categoria: Elogios | Tags:

    Ontem a Sônia, minha ajudante e boa amiga, chegou empolgada com o que viu, no muro de uma escola.

    Ela me dizia:

    - Você tem que ver. Tenho certeza que vai querer elogiar e por no site. É lindo demais. Tem umas frases escritas. Deu vontade de parar e ficar lendo.

    Ao final da tarde fomos lá, munidas da máquina fotográfica, e da minha curiosidade, conferir as razões da emoção; do tamanho do entusiasmo.

    Não houve exagero. O local a que se referia fica em uma esquina, próxima de onde moro. Chama-se Instituto de Educação Professor Manuel Marinho; até então com um muro alto e extenso, totalmente despercebido.

    Como registra a foto, criaram um fundo branco, destacando, em letras grandes, ao lado do portão de acesso, o título que resultou no ato:

    Projeto: “HÁ POESIA NA VIDA”. VENDO, LENDO, SENTINDO…

    A partir dessa provocação, transformaram a área em mural, salpicando textos de Gonçalves Dias, Mário Quintana, Cora Coralina, Carlos Drumond de Andrade… E ainda nem chegaram à metade.

    Pura poesia, num ponto central da cidade, num canto até então obscuro, onde os carros, cumprindo com a própria sina, passam, mantendo o foco, nos luminosos sinais acima.

    Entre o verde e o amarelo, haverá tempo para que o condutor acesse, por exemplo, essa bela e sugestiva poesia de Cora Coralina:

    Não sei…

    Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
    Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
    E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

    No trajeto de volta, reflexiva, a Sônia me diz:

    - Antes eu não conseguia perceber tudo isso.

    Emocionada, ironicamente agradeci… Rimos muito, pois lhe enfio goela abaixo as vantagens desse garimpo… A busca pelos tesouros, ocultos nas entrelinhas… A arte… A poesia… Fazem parte dessa trilha.

    A pressa de elogiar, fez com que esteja aqui, falando com você, antes de saber o nome de quem colocou em prática, essa sensível e inspiradora idéia. Farei isso, já no início da semana, e lhe darei um retorno. E se você mora em Volta Redonda, ou por algum motivo passará por aqui, não deixe de apreciar a cena. Fica na Vila Santa Cecília, próximo à Universidade Federal Fluminense, em frente ao Mercado Popular… Vale à pena!

    Um elogio especial à Sônia.

    Pela sutileza da dica, impregnada de entusiasmo, não resta dúvida. Você já se formou garimpeira.

        Seja bem vinda!

        Um grande e merecido abraço,

    PS1: quem colocou em prática, essa sensível e inspiradora idéia, foi a diretora de escola - Áurea Lino Passos Machado. Já estamos providenciando uma entrevista com ela.

    PS2: apresente essa dica às crianças e aos adolescentes lá no www.pessoabonita.com.br/kids.