• Feliz do Homem que é Escravo de uma Grande Idéia

    Data: 18/10/2011 | Categoria: Livre | Tags:

    O Seu Juverci da Silva, marido da Dona       Jorandy da Silva, tinha na cabeça um ditado que dizia Feliz do homem que é escravo de uma grande idéia. Sua grande idéia era formar os filhos. Saiu de Minas Gerais e foi para Planantina, cidade próxima a Brasília, onde logo tratou de procurar uma escola.

    Concretizada a idéia, seu filho mais velho, Jordenes da Silva, formado em Biologia, Administração e Direito, tornou-se diretor do Centro de Ensino Fundamental de Arapoanga, um dos bairros mais violentos de Planaltina. Num clima de insegurança, encontrou uma escola desrespeitada, depredada, decadente, com pais temerosos em matricular seus filhos.

    Tendo na cabeça o velho ditado, tantas vezes repetido pelo pai, Jordene decidiu recuperar a escola.

    Hoje, o CEFA é a escola pública que obteve as melhores notas no Distrito Federal, alcançando, já em 2010, a meta estipulada pelo MEC, para 2014.

    Essa história foi apresentada pelo último programa “Fantástico”, da rede Globo de TV. Foi um encanto de matéria! Se você também assistiu, garanto que teve a mesma impressão. Se não assistiu, saiba que essa escola tem música no lugar de sirene, tem espelho espalhado para todos os lados (uma forma de contextualizar os alunos e elevar a auto-estima) e sala de aula com tela interativa (ganharam da embaixada do Japão). A interação virtual se estende através de um blog bem bacana -http://cefaoriginal.blogspot.com/ (dê uma ida até lá!) – e de contatos por e-mail.

    Além disso, aproveitam pessoas da comunidade, preferencialmente pais e mães de alunos, como funcionários. Seus ex-alunos dela se orgulham, dentre eles o jogador Sandro, da seleção brasileira, que fez a doação de um telhado, e diz que o bairro mudou por causa da escola.

    Eu poderia apenas sugerir que você visitasse o http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1676082-15605,00-PROFESSOR+REVITALIZA+ESCOLA+E+FAZ+VIOLENCIA+DE+BAIRRO+DO+INTERIOR+DIMINUIR.html e assistisse a reprodução da matéria.  Quis eu mesma lhe contar a história porque a Globo escolheu como título:

    Professor revitaliza escola e faz violência de bairro do interior diminuir“… E começa pela escola.

    Prefiro:

    Feliz do homem que é escravo de uma grande idéia“… E começo pelo Seu  Juverci e pela Dona Jorandy, para mim, os grandes protagonistas da história.

        Tenha um ótimo dia!

        Abraços,