• Eugênio Paes Campos: Um Mestre

    Data: 19/05/2011 | Categoria: Livre | Tags:

    Eugênio Paes Campos é desses indivíduos para quem a gente olha e se pergunta como é possível caber tanta sensibilidade numa só pessoa.

     Coordenador do Curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos, em Teresópolis, Estado do Rio de Janeiro; autor de várias publicações, dentre elas o livro “Quem Cuida do Cuidador – Uma Proposta Para os Profissionais de Saúde”; é médico, psicólogo, escritor e, para sorte nossa, um grande Mestre.

     Há muitos anos atrás tive o privilégio de ser sua aluna durante o curso de Psicossomática e Especialização em Psicologia Médica. Dessa valiosa experiência muitas foram as reflexões compartilhadas, e de todas duas me ficaram definitivamente na memória.

     Numa dizia que quando uma pessoa age conosco de forma agressiva, se temos consciência de não haver entre nós nada que justifique o gesto, é conveniente mantermos a calma, pois sua agressividade possivelmente tem outra origem, rebater não seria sensato, muito menos produtivo.

     Na outra, em que perdi a conta das tantas vezes que citei, dizia que um relacionamento para ser saudável, não importando a sua natureza (entre amigos, irmãos, mães/pais e filhos, etc.) é preciso que seja nutrido por quatro Cs: Carinho, Cuidado, Constância e Clareza.

     Hoje, inserida no emaranhado desse contexto social caótico, no qual dimensiono a carência desses atributos, é natural que sua revigorante e sábia presença reincida em meus pensamentos.

     Acreditar que pessoas melhores fazem o mundo melhor amplia o meu senso de responsabilidade, aguça-me a visão de existência… Carinho, cuidado, constância e clareza, são partes dos valores que dão suporte a essa visão, influenciando qualitativamente cada novo trabalho, cada ação, cada movimento. 

     Por esse precioso legado, Eugênio; Muito Obrigada! Naquela época faltou expressar minha gratidão com veemência; coisa que às vezes só se consegue com o refinado e pleno exercício da maturidade. Chegou a hora!

        Um grande e muito forte abraço,

      

    OBS: para ler e postar comentários clique sobre o título.