• Carta para o Alexis

    Data: 29/12/2010 | Categoria: Livre | Tags:

    O que era para ser um comunicado em duas linhas acabou virando uma carta, um desabafo, um apelo ou uma semente de esperança… Talvez. 

    Bom dia Alexis!

    Ontem enviei a mensagem referida para a tal empresa, hoje liguei novamente e continuo sem retorno, como há vários dias.  Pelo jeito só a partir do próximo dia 03.

    … Essa é uma situação cada vez mais recorrente, e por você estar no topo da juventude e em início de carreira, pode lhe ser útil como aprendizagem.

    Creio que em nenhuma época a expressão “saiu sem abanar o rabo” foi tão pertinente… Retornos que não são dados, promessas e acordos que não são cumpridos, horários e prazos que não são respeitados, incentivos irresponsáveis a sonhos e expectativas que não se concretizam, e por aí vai… Nunca se investiu tanto em tecnologia para a comunicação e apesar da avalanche de aparatos talvez nunca tenhamos nos comunicado tão mal… Um Paradoxo do Nosso Tempo, como alerta o título do seu belo e premiado trabalho.

    O que se ganha com isso? Uma ilusória garantia de leveza fruto do descompromisso, em curto prazo.

    O que se perde? Valores imprescindíveis à sobrevivência emocional, como confiança e respeito, o que se evidencia através de distúrbios manifestados por  irritabilidade, agressividade, insegurança, ansiedade, desânimo, depressão, solidão, desesperança, insônia, transtornos alimentares, dependência química,  desvios de comportamento… Enfim uma longa lista, o Caos do Nosso Tempo.

    Há luz no fim do túnel? Creio que há, pois muito me leva a crer que estamos à beira do insuportável; um limite que nos força a sair da zona de conforto e pensar sobre paradigmas que viabilizem novas formas de coexistir e agir…  Não sei quanto tempo isso levará, muitos anos ainda talvez, pois somos hábeis no tangível e inábeis no intangível. De qualquer modo vale à pena fazer algo desde já.

    O prêmio “Talentos da Publicidade” que você recebeu, concedido pela TV Rio Sul (Globo), mostra-se como um indicador positivo. É um incentivo. Pegue essa referência e continue a desenvolver idéias e intervenções coerentes com o tema. Será sua parcela de contribuição. É o que desejo, é o que espero.

    Naturalmente que tanta inquietude faz com que não se esgote o assunto; e sem que fosse essa a intenção percebo agora que a carta serve como preliminar para a nossa já programada entrevista. Paradoxo do Nosso Tempo… Fui tocada pelo tema.

     Já falou com a TV Rio Sul sobre a possibilidade de liberar o filme? Sem que possa ser visto a entrevista perderá o sentido. É preciso que todos vejam.

        Aguardo o seu retorno.

        Um grande e agradecido abraço,