• MÃOS À OBRA!

    Data: 07/01/2011 | Categoria: Livre | Tags:

    Há dias meu pai anda às voltas com a produção artesanal de uma mesa. É bem o estilo dele; fez vários bancos, bengalas, colheres de pau… E agora é a vez da mesa. Permanece por horas na atividade.

    Nela há um toque especial de originalidade…

    Guardei em sua casa alguns quadros pintados numa fase muito sombria. Por esse motivo nunca achei razoável pendurá-los numa parede. Limpando-os certo dia ele constatou que na madeira de alguns havia cupim. Pegou dois (não identifiquei quais) e me fez uma pergunta que entendi como se poderia tirar a madeira. Respondi que sim. Dias depois uma surpresa: os quadros, antes esquecidos num canto, ganharam uma utilidade; tornaram-se parte da mesa. Veja na foto!

    É possível aos meus olhos avistar obra mais linda?

    E a despeito de tudo isso, de tanta perspicácia e tanta delicadeza, numa visita seu irmão chegou, avaliou o trabalho e não hesitou em dizer: “Sai muito mais barato se você for a uma loja e comprar uma mesa pronta”. Com a mesma objetividade meu pai respondeu: “Eu sei disso, mas não estou fazendo pelo dinheiro; estou fazendo para me manter ocupado, assim não fico deprimido; enquanto me ocupo não penso bobagens”.

    Aí fiquei pensando que enquanto as lojas se enchem de compradores as farmácias nunca venderam tanto remédio para a ansiedade, tanto antidepressivo.

    Meu pai, e minha mãe também, diga-se de passagem, nunca tomaram uma coisa e nem outra. E eles não estão dobrando o Cabo da Boa Esperança, expressão usada para quem avançou na trilha da idade. Por conta dos 80 anos há tempos já estão lá, e não se deixam ficar parados.

    É bem possível então que a mania de comprar pronto tenha um pouco a ver com a venda nas farmácias. Sim, deve ter, porque os ditos populares não enganam e algo parecido afirma que “cabeça vazia é oficina do diabo”. Você também já ouviu essa frase?

    Pois é… Então um bom final de semana pra você, aguce sua perspicácia e mãos à obra!  Antidepressivo está muito caro, foi o que disse meu tio.

        Abraços,

    OBS: para ler e postar comentários clique sobre o título.