• Arthur Bispo do Rosário

    Data: 01/05/2014 | Categoria: Destaque | Tags:

    Entre a realidade e o delírio ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO construiu o seu próprio mundo e nele imprimiu sua arte. Feito para Deus, por quem se dizia escolhido, classificava e organizava a existência na Terra para que se tornasse inteligível e apresentável ao plano divino. Reciclava refugos, e até mesmo o próprio uniforme que usava, imprimindo-lhes um novo sentido.

    Para o Juízo Final, por exemplo, costurou seu “Manto da Apresentação”, bordando na frente seus principais signos e símbolos e no avesso o nome das pessoas que lhe tinham significado.

    Sergipano filho de escravos serviu à Marinha dos 15 aos 23 anos, onde aprendeu a lutar boxe e recebeu forte influência… Nasceu em 1909 e morreu em 1989.

    Aos 29 anos, após crises de alucinação, perambulou pelas ruas até ser preso e conduzido ao Hospício Pedro II, da Praia Vermelha, RJ. Com diagnóstico de esquizofrenia, um mês depois o transferiram para a Colônia Juliano Moreira e lá, com algumas breves saídas, permaneceu até 1989, quando morreu por infarto na solidão de sua cela, sem ver seu império, classificado como obra de arte, percorrendo diversos cantos do mundo.

    Bom não ter visto, pois sempre recusou o rótulo de artista. Em sua transcendente visão, arte era coisa terrena e sua missão, simplesmente DIVINA.

    Fontes:http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/as_artes_de_arthur_bispo_do_rosario.html
    http://www.forademim.com.br/site/2012/10/arthur-bispo-do-rosario-arte-reparacao-por-laura-villares/
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bispo_do_Rosário