• Hospital da Escócia terá funcionários robôs

    Data: 06/02/2011 | Categoria: Livre | Tags:

    Em nosso país muito ainda há a ser feito na área da saúde, todos sabemos. Transitamos entre dois extremos: a carência de recursos básicos, elementares, e o avanço da alta tecnologia. De um ao outro um item merece destaque: HUMANIZAÇÃO. Foi o que justificou o texto.

    18/06/2010

    No endereço  http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4506140-EI12886,00-Hospital+da+Escocia+tera+funcionarios+robos.html noticia-se a construção de um hospital na Escócia que inclui no investimento a utilização de robôs para a execução de trabalhos como levar e remover bandejas de alimentação, limpeza de quartos e salas de operações. Entretanto, responsáveis garantem que eles não substituirão os funcionários humanos, apenas servirão para que estes estejam mais focados nos pacientes.

    ………………………………………………………………………………………………………………………..

    12/06/2010

    No pronto socorro do principal hospital particular de uma determinada cidade ela chega para mais uma sessão do que poderá ser um longo tratamento. Permanecerá ali por algumas horas. Enquanto a acompanhante executa os rituais burocráticos aguarda em uma sala de espera onde transitam médicos(as), enfermeiros(as) e atendentes. Receptiva, observa a cada um e esboça cumprimentos. Poucos a olham; os que olham não respondem ao gesto. Muitos minutos depois entra em um quarto e deita-se no único leito. Um enfermeiro chega com os equipamentos; ajusta o aparelho, conecta os tubos, coloca as luvas, desembala a agulha. Ansiosa, ela diz bom dia. Ele não responde. Ela lê o seu nome no crachá e repete o cumprimento. Sem olhar para o seu rosto ele responde secamente, finaliza o procedimento e se retira.

    Observando o gota a gota permanece imóvel até que a porta se abre e entram duas mulheres responsáveis pela limpeza. Cumprimentam-na amistosamente e pedem desculpas pelo transtorno. Ao saírem perguntam se deseja que a luz permaneça acesa. Desejam-lhe boa sorte. Ela responde ao cumprimento e sorri, agradecida.

    Dias depois, enquanto lê a notícia sobre o hospital da Dinamarca, traçando um paralelo imagina se as mulheres responsáveis pela limpeza, tão gentis e tão humanas,  tivessem sido substituídas por robôs. Aliviada, se pergunta: como seria?

    …………………………………………………………………………………………………………………………

        Uma amistosa semana pra você.

        Abraços,

    OBS: para ler e postar mensagens clique sobre o título do texto.